Com jogos como Indiana Jones e o Grande Círculo, Forza Horizon 5 e agora Gears of War: Reloaded chegando ao PS5, houve alguma discussão esta semana sobre se o Xbox é apenas uma máquina do Game Pass atualmente.
Em outras palavras, agora que o Xbox está trazendo sua biblioteca própria para outros videogames, o Game Pass é o único motivo importante para comprar um console Xbox em 2025? Eu diria que “não“, mas há muitas pessoas que sugerem que sim.
Um dos escritores do Windows Central publicou um artigo de opinião sobre isso ontem, por exemplo, e há muitos outros usuários de mídia social sugerindo coisas na mesma linha.
“Microsoft has turned Xbox into nothing more than a Game Pass machine.”@MikeyJayRaymond shares his thoughts on Xbox’s dwindling appeal — can its consoles offer enough to justify a purchase over a similarly costly gaming PC?
OPINION: https://t.co/rKiTT2kuru
— Windows Central Gaming (@WinC_Gaming) May 6, 2025
Acho que ainda há argumentos para dizer que o Xbox oferece melhor custo-benefício no Series S, melhores opções de retrocompatibilidade, FPS Boost, Play AnyWhere, progressão cruzada, a vantagem do Smart Delivery e vários outros recursos que fazem com que valha a pena comprar um console.
Dito isso, o Xbox Game Pass é provavelmente o maior motivo pelo qual as pessoas estão comprando consoles Xbox atualmente, e agora que os títulos originais devem custar até US$ 80 (R$ 400 a 450) por jogo , o fato de você obtê-los todos “de graça” como parte do Xbox Game Pass Ultimate torna o serviço de assinatura da Microsoft uma perspectiva tentadora.
Yo Xbox… How many freakin’ times do I have to update this visual this year pic.twitter.com/XCp1COfr9p
— Klobrille (@klobrille) May 5, 2025
E sabe de uma coisa? É o suficiente para mim. Quem sabe o que a próxima geração de consoles trará, mas se eu estiver decidindo entre Xbox ou PlayStation agora, estou 100% inclinado para o Xbox. Há tantos títulos incríveis do Xbox Game Pass que eu nunca teria descoberto de outra forma – não há como eu pagar todo esse dinheiro por Indiana Jones, Avowed, South of Midnight, Oblivion Remastered, Call of Duty: Black Ops 6 (etc.) tudo em um curto período de tempo. O Xbox pode ser a melhor distribuidora que existe agora, e a Microsoft está cheia de empresas que estão prontas para entregar jogos first-party incríveis nos próximos anos.
E sim, você poderia simplesmente dizer “compre um PC e jogue no PC Game Pass” — mas alguns de nós não querem fazer isso. Compramos consoles por um motivo, geralmente pela facilidade de uso e pela possibilidade de colocar uma caixa embaixo da TV. Talvez você também discuta sobre os benefícios do Xbox Cloud Gaming, mas muitos jogadores ainda querem downloads nativos em um console, sem mencionar que conexões de internet ruins podem arruinar a experiência do Cloud Gaming de qualquer maneira.
É estranho que franquias lendárias do Xbox estejam surgindo de repente no PS5, mas definitivamente não acho que isso signifique que os consoles Xbox não valham mais a pena. Contanto que não deem um aumento ridículo no preço do Xbox Game Pass, ele é facilmente atraente o suficiente para vender consoles por si só, na minha opinião.
A grande questão é se o Xbox conseguirá o equilíbrio certo no futuro. No momento, estou perfeitamente satisfeito como dono de um console Xbox em 2025 e espero continuar com a mesma sensação quando a próxima geração chegar. Se as linhas first-party e Game Pass do Xbox conseguirem manter esse ritmo incrível, estarei na fila para o que vier.