O Xbox 360 é uma parte essencial do centro de entretenimento de qualquer jogador e, em um painel de discussão com o CEO da Microsoft Gaming, Phil Spencer, na PAX West 2024, foi revelado como o jogo de tiro em terceira pessoa Gears of War não foi apenas um jogo fundamental para o console, mas na verdade traçou todo o desenvolvimento do hardware do Xbox 360.
Spencer revelou que a decisão da Microsoft de fazer parceria com Gears of War não foi algo isolado, mas sim parte de um plano de várias etapas para o então em desenvolvimento Xbox 360 – e o jogo em si foi uma parte “fundamental” na decisão do hardware do sistema como um todo.
Spencer revela que quando chegou a hora de tomar decisões sobre as especificações de hardware do Xbox 360, ele levou uma versão do Gears of War para uma reunião com executivos da Microsoft para defender que o Xbox 360 aumentaria a RAM do sistema.
“Trouxemos o Gears para dizer o que poderíamos fazer com a RAM extra que iríamos colocar no 360”, diz Spencer. “A fidelidade visual daquele jogo nos fez apressar as decisões.”
Originalmente, o Xbox 360 deveria ter 256 MB de RAM, mas depois que Spencer defendeu o Gears of War, foi decidido que a RAM seria dobrada para o sistema.Na época, Spencer estava estritamente no lado do software, como gerente geral da Microsoft Game Studios EMEA, mas em sua função atual como CEO da Microsoft Gaming, ele vê o quanto era arriscado aumentar a RAM do Xbox 360.
“O custo é realmente significativo. A aposta de que você vai vender dezenas de milhões deles, e cada dólar incremental (e era talvez mais de um dólar) que essa RAM extra custaria na caixa. É melhor que valha a pena, e acho que valeu.”
O Xbox 360 estabeleceu um novo padrão para gráficos na indústria de jogos, e Spencer aponta para Gears of War sendo uma “parte fundamental disso antes mesmo de bloquearmos as especificações de hardware. E o que significaria ter jogos com essa aparência incrível na plataforma. Graças a Deus estava lá, porque realmente ajudou o 360 e o que ele se tornou.”