Jason Schreier divulgou um relatório interessante sobre o desenvolvimento de Redfall, escrito por meio de contato com várias fontes dentro do estúdio. Descobriu-se que muitos desenvolvedores simplesmente não queriam fazer o jogo, o que foi determinado pela administração da Bethesda (antes de ser adquirida pela Microsoft). Muitos desistiram no processo.
Schreier diz que o moral de Arkane estava muito baixo. Muitos desenvolvedores veteranos não estavam interessados em um jogo multijogador e foram embora, sem conseguir convencer a administração de que deveriam, em vez disso, fazer um novo jogo para um jogador que estivesse mais na liga do estúdio.
Redfall, from Xbox's well-respected Arkane Studios, is one of the year's worst-reviewed games. What happened? It's a story of unclear direction, a severely understaffed team, and a game that many devs didn't actually want to make.
My latest investigation: https://t.co/R4iHzuHfx9
— Jason Schreier (@jasonschreier) June 1, 2023
Muitos esperavam que, no momento da aquisição, a Microsoft cancelasse o Redfall ou, pelo menos, o reiniciasse como um jogo para um jogador. No entanto, a casa de Redmond deixou a Zenimax com total autonomia, exigindo apenas o cancelamento da versão PlayStation do jogo.
O próprio Phil Spencer, em entrevista ao Kinda Funny, disse que o Xbox não fez um bom trabalho de interface com Arkane Austin.
Segundo o analista Van Dreunen, os resultados decepcionantes do Redfall mostraram a tentativa desesperada da Microsoft de criar conteúdo capaz de atrair o público para tentar vencer a Sony e a Nintendo em seu próprio jogo. A esperança é que no futuro não repita os mesmos erros cometidos com o título Arkane.
O desenvolvimento de Redfall começou em 2018, após Prey. A Zenimax queria um jogo com microtransações, e os executivos do estúdio procuravam um que atraísse um público maior. Foi anunciado como “um jogo multiplayer Arkane”, mas a gestação foi confusa desde o início.
Arkane estava sempre com falta de pessoal e com o atrito interno de Redfall multiplicado. A versão final não tinha mais microtransações, mas todos os outros problemas permaneceram.
A Microsoft e a Bethesda não comentaram o relatório de Schreier.