A divisão Xbox da Microsoft parece estar trabalhando em algo grande quando se trata de retrocompatibilidade e “preservação ” de jogos, com base em listas de empregos e no próprio chefe de hardware do Xbox, Jason Ronald, sugerindo uma grande evolução na retrocompatibilidade, talvez em preparação para uma nova geração de consoles ou plataformas em geral.
O anúncio de emprego para engenheiro de software principal fala sobre a “ próxima evolução na compatibilidade de jogos do Xbox”, com um pedido para ajudar a “garantir o futuro da preservação de jogos”, o que parece se referir à necessidade de garantir que a biblioteca de jogos do Xbox seja mantida em um futuro próximo diante de algumas mudanças.
Considerando que, dada a tendência atual dos consoles da Microsoft, uma mudança de estratégia é geralmente esperada em um futuro próximo, as perspectivas que se abrem são muito interessantes porque parece que a empresa está pensando em algum passo evolutivo importante.
Possibilidades interessantes para o futuro do Xbox
“Seu trabalho ajudará a identificar e delinear requisitos específicos e restrições de segurança para proteger o conteúdo do jogo, criar soluções de emulação escaláveis e garantir uma experiência de jogo segura e agradável para todos os jogadores”, diz a descrição do cargo publicada no site da Microsoft.
“Nossas soluções tecnológicas são uma parte essencial para atingir a meta do Xbox de permitir que os jogadores joguem em qualquer dispositivo ”: esse tempo passado parece se referir a alguma mudança substancial na forma como as plataformas de jogos do Xbox serão entendidas no futuro próximo.
“Como Engenheiro de Software Principal no Xbox, você coordenará equipes para definir e implementar o sistema de segurança de jogos de retrocompatibilidade do Xbox para proteger os recursos dos jogos e melhorar a experiência dos nossos clientes”, afirma ainda. “Você colaborará com outros engenheiros de emulação para fornecer soluções de alta qualidade que não apenas protejam o conteúdo dos jogos, mas também aprimorem a experiência de instalação de jogos retrocompatíveis. Você será um colaborador fundamental para as soluções tecnológicas desenvolvidas para emular jogos antigos em plataformas modernas.”
Esta não é a primeira vez que a Microsoft demonstra grande interesse na preservação de jogos e na retrocompatibilidade, dada a criação de uma equipe específica anunciada anteriormente, mas essas declarações deram origem a várias suposições: por um lado, faz pensar na possibilidade de que a próxima geração possa ser uma espécie de híbrido PC-Xbox talvez baseado principalmente no Windows , o que exigiria um trabalho de compatibilidade para garantir que jogos antigos baseados em hardware de console ainda funcionem.
Outra teoria é que a Microsoft pode ter a intenção de mudar a arquitetura do hardware, talvez migrando para a base ARM para o tão falado Xbox portátil outra solução que na verdade exigiria muita reformulação do software para garantir a compatibilidade com a biblioteca do Xbox.
De qualquer forma, esses são desenvolvimentos interessantes, enquanto esperamos para ver o que o futuro reserva para o hardware do Xbox. Nos últimos dias, surgiram imagens de um dispositivo ASUS ROG em colaboração com a Microsoft, mas que parece ser essencialmente um novo Ally, enquanto a próxima apresentação oficial da empresa está marcada para 8 de junho com o anual Xbox Games Showcase, mesmo que ainda pareça cedo para falar sobre novas gerações.